A violência nas escolas é um tema que vem gerando bastante polêmica entre todos que integram o quadro educacional.
Diante disso, resta-nos saber de fato, o que leva, ou seja, o que vem causando toda essa violência. Será a falta de motivação? A visão negativa da escola, a falta de emprego?
Em nossa vivência escolar, podemos observar que geralmente uma boa parte dos alunos problemáticos não esperam nada da escola, estão lá por falta de opção, ou por obrigação por parte dos familiares.
Segundo Manoel Matos, os fenômenos de indisciplina ou violência são gerados coletivamente, e, portanto é difícil identificar o responsável.
Sabemos que há muita mídia, mas poucas ações por parte dos órgãos competentes, que muitas vezes acusam serem causas individuais ou familiares o motivo da violência. Se são diagnosticadas as causas, porque não encontraram ainda o método para preveni-las, se a cada dia aumenta mais e mais o número de vítimas da violência escolar.
Soma-se a ainda falta de motivação em termos de utilidade de estudo. O resultado: a escola passa a ser vista apenas como lugar de diversão, desvalorizando sua função educativa, e estes sem motivação são obrigados a prestar exames nacionais e passam a ver a escola como uma preparação para a vida, sem nenhum projeto de vida.
Que segurança nós educadores podemos ter, se aqueles que deveriam fazer a nossa segurança também são vítimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário